terça-feira, 5 de junho de 2012

TEORIA E PRÁTICA NO FAZER PEDAGÓGICO




Por Valdemir Mota de Menezes 
Falando de Teoria e prática no sentido do fazer pedagógico, quero mais uma vez mostra que estou na contra-mão da teoria vigente nos nossos dias que tem como um dos baluartes, o senhor Paulo Freire e companhia. Esta nova pedagogia democrática, de ensino-aprendizagem, de relação de igualdade entre professor e aluno é uma teoria bonita para se ler, mas na prática, no exercício da profissão de professor em periferias de grandes centros urbanos, esta teoria aniquilou com a educação, porque os professores simplesmente perderam o controle da sala de aula. Somente restaurando a hierarquia e o pulso forte é que a Ordem e o Progresso encontrará seu caminho. Considero-me anacrônico, porque minhas idéias são incompatíveis com a minha geração. Mas meus olhos vêm todos os dias que esta nova metodologia  pedagógica de "ouvir" e dá liberdade aos alunos de se expressarem e outras falácias, são imprestáveis para educar e corrigir a juventude. Na prática, a teoria é outra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário