UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
UNIMES VIRTUAL
VALDEMIR MOTA DE MENEZES
RELATÓRIO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
SANTOS
2011
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
UNIMES VIRTUAL
VALDEMIR MOTA DE MENEZES
RELATÓRIO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatório apresentado para a atividade de Estágio Curricular Supervisionado, do Curso Licenciatura em História sob a orientação da(o) prof. Wesley Nunes
SANTOS
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................... 3
1. O MEIO - A ORGANIZAÇÃO .......................................................................4
2. EU NO MEIO - NA ORGANIZAÇÃO............................................................?
3. A OBSERVAÇÃO DO MEIO ....................................................................... ?
4. A INTERVENÇÃO SOBRE O MEIO ........................................................... ?
5. O QUE FOI POSSÍVEL APRENDER.............................................................?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................. ?
4
INTRODUÇÃO
Este relatório foi produzido tendo como base minha vivencia no estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, “Deputado Esmeraldo Tarquinio de Souza”. Durante os dias 06 de abril de 2011 a 25 de maio de 2001, no período da tarde, compareci nesta escola que fica na área continental da cidade de São Vicente, no bairro do Jardim Rio Branco. Considerada a maior escola da cidade, abriga mais de doim mil alunos. Consegui com êxito frequentar esta escola por mais de cem horas neste semestre, somente em sala de aula, observando a forma que a professora Sonia de Oliveira Matos ministra sua aulas. Devido a grandeza da escola, estagiei boa parte do tempo em turmas do sexto ano. Foram sete turmas de sexto ano e uma de oitava série. Conversei com alguns professores e inclusive com o mediador. A figura do mediador, pelo que fui informado só existe em poucas escolas, porque este é um funcionário cuja função é resolver conflitos entre alunos e professores. Além é claro, da figura da coordenadora pedagógia, a senhora Mônica, moça, jovem, que se dedica a tarefa de prestar apoio aos professores. A minha referência nesta escola foi de fato a professora Sônia de Oliveira Matos, porque toda a minha vivencia em sala de aula, foi acompanhando-a de sala em sala. Como em todo meio, alguns outros professores que tive oportunidade de conversar, criticavam a Sônia por acharem que ela não tem o controle dos alunos. Por outro lado, ela demonstra uma virtude apreciadíssima no meio pedagógico. AMOR. Acho que tudo no mundo se torna pesado, enfadonho e desentimulante, se não fizermos com amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário