terça-feira, 5 de junho de 2012

EDUCAÇÃO E CIDADANIA


Texto do Escriba Valdemir Mota de Menezes



O texto abaixo é um rascunho do que já estamos preparando como parte do nosso trabalho do TCC, gostaria que todos fizessem comentários para que possamos fazer acréscimos, supressão e arranjos no nosso Trabalho. Gastaria que o professor também se manifestasse para nos orientar
PROPOSTA DO TEMA PARA O ENSINO:
EDUCAÇÃO E CIDADANIA




Tanto a Obra “Cidadania no Brasil – um longo Caminho”, quanto o trabalho intitulado; “ O que é cidadania?” apontam-nos uma luz para o futuro do Brasil e no exercício da Cidadania plena que pode ser alcançada pela educação.


PROJETO PEDAGÓGICO:
A - FAIXA ETÁRIA: Este tema podemos discutir com alunos de várias faixas etárias do ensino fundamental e médio. Assuntos como civismo e cidadania devem ser abordados desde a tenra idade para que possamos ajudar na formação do caráter da criança e do adolescente partindo do pressuposto que é mais vantajoso educar do que punir ou reabilitar.


B – NÚMERO DE AULAS: Acreditamos que 4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada, seja o suficiente para introduzirmos a discussão sobre a importância da educação para a construção de uma cidadania plena. O tema é profundo e exige que durante toda a nossa vida estejamos atentos aos nossos direitos e deveres para vivermos em sociedade, mas em quatro aulas podemos sintetizar os princípios que devem levar os alunos a buscar o exercício dos seus direitos garantidos pelo Estado.


C – OBJETIVOS: A educação das crianças, adolescente e jovens não é um dever somente da escola, e dos pais, é preciso despertar o indivíduo a buscar todas as informações que sejam necessárias para que ele trilhe o seu caminho na vida de forma plena. Então o nosso objetivo é despertá-los para a autonomia, para que busquem a educação como uma arma, ferramenta e utensílio para que possam buscar o convívio pacífico e satisfatório em grupo.


















- Ao meu ver, um dos graves problemas na sala de aula é a questão da concentração dos alunos. Eles têm dificuldade de ficar quietos, calados e concentrar o pensamento no estudo. Recentemente vi um professor na TV falando que antes de começara a aula, ele pede aos alunos que fechem os olhos e façam um minuto de silêncio para poderem relaxar e depois possam ficar mais concentrados na lição. Percebi também que quando a professora passava lição na lousa para os alunos copiarem, eles ficavam mais em silêncio e apesar de ser um método arcaico, vi que funcionava como meio para fazer os alunos se concentrarem na aula. Além de desenvolver a habilidade da leitura e da escrita, que hoje em dia esta em péssimas condições, as pessoas lêem mal e escrevem pior ainda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário