terça-feira, 5 de junho de 2012

ESCOLA ESMERALDO TARQUÍNIO DE SÃO VICENTE

Por Valdemir Mota de Menezes

Caro Professor,
Estou refletindo sobre a escola como um prédio específico para o ensino e com toda a estrutura  para facilitar o aprendizado, e fico lembrando-me da Grécia antiga quando os professores (ou filósofos)  saiam andando pelas ruas e praças enquanto davam aula. Lembro-me dos judeus que usavam suas sinagogas para que os rabinos ensinassem as crianças judias as primeiras letras do Torá. Fico a pensar em muitas escolas no continente africano em que os professores ensinam seus alunos debaixo de alguma árvore em meio aquelas savanas.

Em termos de infraestrutura a escola que estou fazendo estágio (Escola Estadual Esmeraldo Tarquínio) é sem dúvidas um prédio bom e em excelente estado de conservação. Esta escola possui pátio coberto, quadra de esportes, dezenas de sala de aulas, refeitório, múltiplos banheiros. É uma escola preparada para receber dois mil alunos, quase a população de uma pequena cidade.

A Escola Estadual Deputado Esmeraldo Tarquínio, na Av. Dep Ulisses Guimarães, 180 - Rio Branco - São Vicente, onde faço meus estágios como professor é uma escola que faz parte do meu dia a dia, afinal eu trabalho durante vários anos em um orgão público em frente a este estabelecimento de ensino. O que mais caracteriza esta escola é a sua grandiosidade, pois aqui passa mais de mil alunos por dia, é uma pequena cidade. No meu ponto de vista o Poder Público faz o melhor que pode para fornecer ferramentas para que as crianças, adolescente se jovens dos bairros circunvizinhos da Escola possam estudar e progredir na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário