terça-feira, 5 de junho de 2012

ESTÁGIO CURRICULAR E EXERCÍCIO DE REFLEXÃO


UNIMES VIRTUAL
VALDEMIR MOTA DE MENEZES








EXERCÍCIO DE REFLEXÃO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA












SANTOS
2001
UNIMESVIRTUAL
VALDEMIR MOTA DE MENEZES








EXERCÍCIO DE REFLEXÃO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA


Plano de aula apresentado para a atividade de Estágio Curricular Supervisionado, do Curso Licenciatura em História sob a orientação d(o) Prof. Wesley Nunes.







SANTOS
2011




Exercício de Reflexão

Neste espaço de reflexão quero fazer algumas considerações sobre o Estágio Curricular Supervisionado.

Depois de décadas fora da escola tradicional de Ensino Fundamental e Médio, este ano de 2011 tive a oportunidade de novamente conviver em ambiente escolar. Confesso que de início fiquei chocado. Primeiro porque aquele ambiente barulhento e quase ensurdecedor no intervalo escolar me parecia ameaçador. Segundo, porque culturalmente, meu emprego em cartório criminal de delegacia de Polícia me faz trabalha em um ambiente de silêncio. Então, eu atravessava a Avenida Ulisses Guimarães e ia para a Escola em frente e ao passar no pátio, aquele tumulto, parecia o fim do mundo. Em terceiro lugar, acho que já estou ficando um pouco velho, passei dos 40 anos e parece que os nossos interesses e gostos mudam. O silêncio parece-me mais convidativo. Passado o primeiro choque cultural....


O contato com os professores e funcionários da escola foi muito mais agradável, muitos deles estão lutando contra um sistema que tem desvalorizado a docência e mesmo assim eles não desanimam. Isto é, alguns desanimam sim, e percebia que para alguns o fardo parece muito pesado. Em todos os setores da sociedade do século XXI tenho percebido cada vez mais um número ainda maior de pessoas que estão entrando com Licença-saúde, muitas destas pessoas estão com problemas psiquiátricos. Dentre as profissões que parecem criar um maior exército de neuróticos, estão os motoristas de ônibus das grandes metrópoles, os policiais e os professores. Estas três classes estão mais expostas a violência e a pressão da vida moderna. A cobrança tem sido demais para muitos professores. Tenho conversado com muitos professores e muitos deles estão doentes. Muitos trabalham com um coquetel de remédios e tranqüilizantes. Se a pressão diminuiu para os alunos, parece ter aumentado significativamente para os professores.



VALDEMIR MOTA DE MENEZES





Nenhum comentário:

Postar um comentário