terça-feira, 5 de junho de 2012

PROJETOS INTERDISCIPLINARES




Oi Catia, professor e colegas,
Abordando o tema: PROJETOS INTERDISCIPLINARES quero endossar seu comentário dizendo que tudo o que for criado em termos de educação deve ser  observado o detalhe da pragmática, daquilo que se pode por em prática. Por exemplo: a questão dos projetos interdisciplinares pode ser abordado com os alunos após um profundo debate dos professores para fazerem um trabalho em grupo que possa despertar o interesse dos alunos ao mesmo tempo que seja pratico. Vou dar aqui uma idéia.

Levemos os alunos até o patio da escola  e passemos a observar um carro aprofundando o nosso olhar em cada detalhe, por dentro e por fora. E seguida façamos uma pesquisa como é feito o carro e como ele funciona.

Em seguida os alunos deverão esmiuçar o carro do ponto de vista das várias disciplinas como:
Química
Física
Matemática
Literatura
História
Geografia
Biologia

Quem estudar o carro do ponto de vista da química deverá descrever todas as informações relativo a química que existe no carro, do combustível, da bateria, as reações do motor. Quem estudar do ponto de vista da Física ira trabalhar sobre as leis da física que são consideradas para  fabricar e fazer um carro funcionar como: aerodinâmica, força G,  aceleração, desaceleração.

Quem estudar o carro de acordo com a matemática irá descrever simetria, quantidade de peças, quantidade de peso bruto, quantidade de combustível do tanque, tudo o que puderem extrair de números de um carro.

O estudo do carro do ponto de  vista da Literatura, deve explorar as letras que  existem no carro, todos os sinais, nomes, manuais, etiquetas com informações, significado dos símbolos, e terminologias estrangeiras.

Quem estudar o carro do ponto de vista da história deve pesquisar como aquele  carro chegou a ter aquele nome, aquele formato, quando foi que inventaram aquela peça, aquele acessório. Você sabe como surgiu o cinto de segurança? você sabe como surgiu o retrovisor? É o historiador buscando a origem das coisas e modelos atuais.

Estudando o carro do ponto de vista geográfico, o aluno deve explorar informações sobre a localização da fabrica daquele modelo de carro, se o nome do veiculo sugere qual o país que o desenvolveu, custos de produção, não somente informações de geográfia física, mas política daquele veiculo.

Exploremos o carro do ponto de vista da biologia. O que tem de natureza vegetal, mineral e animal no veiculo? O carro foi projetado para transportar vidas? Observemos os assentos. Este veiculo tem suporte para transportar animais. Que tipo de vida pode existir dentro de um carro, podemos ter um vaso de planta dentro do carro por longo período.

Este é só um exemplo como os professores de diversas disciplinas podem brincar de explorar o mundo. Já pensou em estudar a geladeira e o seu conteúdo assim?

Repito, este tipo de atividade interdisciplinar é uma boa idéia, mas tem que ser prática e bem elaborada para dar resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário