sexta-feira, 13 de abril de 2012

NOVO CURRÍCULO ESCOLAR

 Na Rede do Educador, onde o Escriba Valdemir Mota de Menezes faz cursos de aperfeiçoamento na área da Educação, estava o seguinte texto que podemos ler abaixo. Mas o Escriba discorda que deveos dar tais liberdades aos alunos, até mesmo deles escolherem o que querem estudar.
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Bem observei os diversos tipos de composição curricular:
1- multidisciplinar;
2-pluridisciplinar;
3-interdisciplinar;
4-transdisciplinar;

O modelo multidisciplinar, presente na escola, ainda hoje desconsidera as  características e necessidades do desenvolvimento do ser humano. Para resgatar  essa inteireza perdida e possibilitar uma visão da totalidade do conhecimento é  que estamos propondo o modelo interdisciplinar.
Eu vejo como principais mudanças a serem aplicadas seriam:
1. Mudanças no currículo escolar: Integração digital
As escolas não estarão acorrentadas aos livros didáticos como sua única fonte  de conteúdo. Educadores e estudantes devem procurar por informação confiável e  rápida. Sites com conteúdo divertido e informações diversas. Tudo servirá como  ferramentas de ensino e fonte de pesquisa.

 Seguindo os passos da Wikipedia - e do mundo colaborativo da Web 2.0 – os  estudantes assim como as escolas vão se adaptar a nova onda de tecnologia. Isso  permitirá que educadores e estudantes tornem-se editores das informações  contidas nos sites.

2. Mudanças no currículo escolar: áreas de Interesse
Com a mudança no currículo escolar, os alunos poderão escolher as matérias que  querem aprender. A idéia de educação é a adaptação da escola aos interesses dos  próprios estudantes. Se é através da arte japonesa de mangá, Lady Gaga, ou  esporte a idéia é pegar os alunos, onde estão os seus interesses e construir o  currículo em torno dele.

3. Mudanças no currículo escolar: Habilidades 2.0
Vejo que as "habilidades do século 21" esta sendo analisada para chegarmos a  conclusão: o que precisa ser ensinado nas escolas do futuro? Coisas como a  inovação, colaboração, pensamento crítico e comunicação são consideradas tão  importantes quanto a história e a matemática, porque são habilidades práticas  que podem ser usadas fora dos limites da escola.

Escolas inteiras estão ensinando como criar jogos de vídeo, usando tanto para  aumentar o poder do cérebro quanto às habilidades multitarefa, e até para  aprender matemática e física aplicada. A idéia é que o processo de aprendizagem  possa ser colocado em uso no mundo real.

Para avançarmos, para um currículo inovador, temos que começar a pensar  interdisciplinarmente, isto é, ver o todo não pela simples somatória das partes  que o compõem, mas pela percepção de que tudo sempre está em tudo, tudo  repercute em tudo, permitindo que o pensamento ocorra com base no diálogo entre  as diversas áreas do saber. é esse estabelecimento de relações que nos  possibilitará analisar, entender e explicar os acontecimentos, fatos e  fenômenos passados e presentes, para que possamos projetar, prever e simular o  futuro.

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