Na Rede do Educador, onde o Escriba Valdemir Mota de Menezes faz cursos de aperfeiçoamento na área da Educação, estava o seguinte texto que podemos ler abaixo. Mas o Escriba discorda que deveos dar tais liberdades aos alunos, até mesmo deles escolherem o que querem estudar.
-----------------------------------
Bem observei os diversos tipos de composição curricular:
1- multidisciplinar;
2-pluridisciplinar;
3-interdisciplinar;
4-transdisciplinar;
O modelo multidisciplinar, presente na escola, ainda hoje desconsidera as características e necessidades do desenvolvimento do ser humano. Para resgatar essa inteireza perdida e possibilitar uma visão da totalidade do conhecimento é que estamos propondo o modelo interdisciplinar.
Eu vejo como principais mudanças a serem aplicadas seriam:
1. Mudanças no currículo escolar: Integração digital
As escolas não estarão acorrentadas aos livros didáticos como sua única fonte de conteúdo. Educadores e estudantes devem procurar por informação confiável e rápida. Sites com conteúdo divertido e informações diversas. Tudo servirá como ferramentas de ensino e fonte de pesquisa.
Seguindo os passos da Wikipedia - e do mundo colaborativo da Web 2.0 – os estudantes assim como as escolas vão se adaptar a nova onda de tecnologia. Isso permitirá que educadores e estudantes tornem-se editores das informações contidas nos sites.
2. Mudanças no currículo escolar: áreas de Interesse
Com a mudança no currículo escolar, os alunos poderão escolher as matérias que querem aprender. A idéia de educação é a adaptação da escola aos interesses dos próprios estudantes. Se é através da arte japonesa de mangá, Lady Gaga, ou esporte a idéia é pegar os alunos, onde estão os seus interesses e construir o currículo em torno dele.
3. Mudanças no currículo escolar: Habilidades 2.0
Vejo que as "habilidades do século 21" esta sendo analisada para chegarmos a conclusão: o que precisa ser ensinado nas escolas do futuro? Coisas como a inovação, colaboração, pensamento crítico e comunicação são consideradas tão importantes quanto a história e a matemática, porque são habilidades práticas que podem ser usadas fora dos limites da escola.
Escolas inteiras estão ensinando como criar jogos de vídeo, usando tanto para aumentar o poder do cérebro quanto às habilidades multitarefa, e até para aprender matemática e física aplicada. A idéia é que o processo de aprendizagem possa ser colocado em uso no mundo real.
Para avançarmos, para um currículo inovador, temos que começar a pensar interdisciplinarmente, isto é, ver o todo não pela simples somatória das partes que o compõem, mas pela percepção de que tudo sempre está em tudo, tudo repercute em tudo, permitindo que o pensamento ocorra com base no diálogo entre as diversas áreas do saber. é esse estabelecimento de relações que nos possibilitará analisar, entender e explicar os acontecimentos, fatos e fenômenos passados e presentes, para que possamos projetar, prever e simular o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário