domingo, 8 de abril de 2012

NÃO APRENDE QUEM NÃO SE INTERESSA



 Não concordo que o aluno deve ter plena liberdade. Devemos ter métodos e conteúdos estipulados para que possamos nortear a Educação. Professor de Português deve ensinar português, professor de História deve ensinar História, voar um pouco fora da matéria é compreensível, mas sem distanciar-se.

-----------------------------
Rubem Alves: “Aprendi
pela minha recusa em aprender”
O escritor lembra os seus anos de escola e revela qual foi seu professor mais marcante
Acho que foi Mark Twain que disse: “Nunca permiti que a escola interferisse na minha educação...”
Fiquei a pensar: o que foi que a escola me ensinou? – pergunta que é diferente de uma outra,
“o que aprendi na escola?”.
Aprendi muito na escola “a despeito dela”: ela foi apenas o espaço onde encontrei professores
que me ensinaram a pensar. Aprendi pela minha recusa em aprender. Já ao fim da sua vida,
Brunno Betelheim, falando de sua experiência com a escola, declarou: “Na escola os professores
tentavam ensinar aquilo que eles queriam ensinar, mas eu não queria aprender. Por isso não
aprendi...”
Lembro-me bem do jovem professor de literatura – disciplina pela qual eu nutria uma grande
ojeriza1. Ele nunca ensinou análise sintática, nem pediu que fizéssemos “fichamentos” e nem fazia
chamada. Éramos livres para deixar a sala, se quiséssemos. Mas ninguém deixava... Ninguém
queria perder o prazer de vê-lo encarnar as grandes obras da literatura.
Foi assim que a escola me ajudou: forçando-me a pensar ao contrário dos meus próprios
pensamentos...
Referência
ALVES, Rubem. Aprendi pela minha Recusa em Aprender. Disponível em: rubem-alves-aprendi-pela-minha-recusa-aprender-625977.shtml>. Publicado em: 27 abr. 2011. Acesso
em: 13 jun. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário