quinta-feira, 19 de abril de 2012

CADERNO DIGITAL

 Por Valdemir Mota de Menezes, o Escriba.

Senhores colegas e professores,

Estou trabalhando este ano de 2012 em uma escola municipal de Praia Grande, onde tenho utilizado um blog como caderno  digital. Quem desejar visitar só basta acessar: http://cadernodehistoriadigital.blogspot.com.br/
Este é uma trabalho piloto, em teste, mas em síntese funciona assim: Cada aula tem um tema e o que falo em sala de aula, os  alunos fazem um resumo, sem copiar lição na lousa, e após eu vistar o texto, os alunos acessam a internet em suas casas, ou  nos dias que trabalhamos com computadores na escola  e os alunos digitam seus textos para que eu os publique na página do  aluno no referido Caderno de História Digital. A proposta que tenho é muito mais ampla, semelhante a um Curso Virtual, com  os mesmos recursos, mas por enquanto o resultado tem sido positivo e a participação dos alunos tem sido considerável. Os  textos dos alunos são mandados para o Caderno Digital por três maneiras:
 Os alunos mandam seus textos atraves da caixa de Comentários do Blog, ou eles enviam seus textos por e-mail, ou ainda digitam  suas lições, salvam em pen drive e depois transfiro para o meu notebook.

  Obrigado pelos comentários  dos colegas e professores, mas continuando sobre este projeto de trabalhar com um blog, tenho a acrescentar que um blog aberto aos alunos tem as seguintes caracteristicas:

1 - Organização pessoal do professor

Ao publicar em um blog as aulas, acabo criando um compromisso comigo mesmo de ter um plano de aula elaborado, o que me dispõe a preparar a aula com mais cuidado. Algumas aulas contêm texto, fotos e vídeos. No caso de preenchimento do Diário de Classe e outros documentos internos da Escola, eu já tenho no meu blog toda a sequencia de aula que já dei ou estou prestes a lecionar.

2 - Cada aluno tem uma página no blog

Em todas as aulas os alunos além de copiar no papel a aula, depois eles têm que digitá-las, a intenção é gradativamente deixar o papel e introduzir o caderno digital como unica forma de escrita. Estou combinando com a professora POENTE (Professora de Tecnologia Educacional) para mostrar videos na sala de informática, na tela da lousa digital, em seguida ela libera o acesso aos computadores de cada mesa e os alunos simultaneamente enviarão e-mail pela Rede Aprende Brasil para o meu e-mail para que eu insira em cada página do aluno.

3 - O acompanhamento dos pais

Os pais não mais vistam os cadernos dos filhos, mas conferem na página do seu filho, no blog, se estes estão ou não fazendo as lições digitais. Alguns pais estão interangindo satisfatoriamente.

4 - Tabela de notas.

Cada aula vale nota, porque dou um discurso sobre o tema da aula e os alunos devem fazer resumo simultaneamente do que captaram da aula e ao término da aula me entregam seus resumos, faço vista dos seus resumos e digito  na Tabela de Notas (No blog) o valor daquele resumo. Na aula seguinte já devolvo o resumo manuscrito e cabe a eles digitalizarem seus textos para mandar-me via e-mail ou comentários do blog.

5 - Tempo

Esta é a maior dificuldade para este sistema ser implantado, pois a transição das lições manuscritas para as digitalizadas requer que eu utilize as duas ao mesmo tempo, considerando as limitações técnicas e dos alunos. Assim gasto muito mais tempo do que se continuasse no modelo tradicional. Este é o preço. Mas não existe inovação ou revolução, sem maior dedicação a um projeto, por isso sigo este caminho solitário, sem obrigação, mas movido pela devoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário