quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PLÁGIO EM TRABALHOS ESCOLARES

O texto abaixo, o escriba Valdemir Mota de Menezes leu na plataforma do Curso de Licenciatura em História da Unimes, quando concluía seu curso. Por falar em plágio, passei uma vergonha na Primeira Entrega do TCC, uma colega do grupo assumiu a frente e disse que faria aquela etapa sozinha, pois bem, quando ela mandou o Trabalho para os demais componentes do grupo, eu imediatamente fui conferir em um buscador da internet e logo vi que todo o trabalho era uma "cola" da internet. Mas ao adverti-la sobre o fato, já era tarde, ela mandou o arquivo para o orientador do TCC. Não precisa ser adivinho para saber o que aconteceu... O professor também conferiu o Trabalho e mandou a maior bronca, acusando-nos de falta de caráter. Acabei solicitando a saída deste grupo 17 e ingressei no grupo 1. É incrível a infantilidade de certas pessoas e como elas subestimam o seu próximo.







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O problema do plágio A "cópia" não foi inventada juntamente com a Internet, mas, certamente, ela tem propiciado o crescimento dessa prática, dada a facilidade de se acessar os textos disponibilizados em meio digital e, considerando-se, além disso, a quantidade de textos disponibilizados. Numa linguagem bastante informal, poderíamos dizer que "copiar" uma resposta ou um trabalho inteiro, torna-se uma tentação: bastam poucos movimentos do mouse e do teclado e pronto! Eis um trabalho inteirinho, em poucos minutos. Entretanto, devemos lembrar-nos do porque as escolas solicitam os trabalhos escritos. Eles não servem somente para que o aluno "ganhe uma nota". Na verdade, os trabalhos escritos - sejam curtos ou longos - constituem uma etapa fundamental na construção de conhecimentos, talvez até a mais importante etapa, como é o caso do Trabalho de Conclusão de Curso - que constitui um requisito para a conclusão da Graduação. Ele complementa uma trajetória de estudos e deve mobilizar os conhecimentos trabalhados e adquiridos no percurso acadêmico. No momento da escrita realizam-se a organização do pensamento, a abstração e a síntese necessárias para a consolidação do conhecimento; no caso do TCC há um caminho percorrido desde o projeto, com o referencial teórico convenientemente discutido e acordado com a orientação, o que constitui um dos pontos chaves e originais de cada projeto e do TCC. Portanto, compreendendo a importância da escrita, informamos, desde já, que não aceitaremos cópias de textos alheios. Assim que identificarem uma cópia, os professores orientadores poderão recusar o trabalho e solicitar uma nova entrega dentro do prazo estabelecido. Lembramos ainda que, pela internet, geralmente são apresentados recortes de pensamento de autores, o que não constitui material suficiente para a elaboração de trabalhos acadêmicos. As obras específicas, por autor, constituem material precioso e necessário para a elaboração de um bom trabalho, lancem mão delas. Acesse o link abaixo para ler um artigo que informa o que pode ou não ser copiado da Internet, e o que é ou não considerado cópia ou plágio. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200011

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