quarta-feira, 13 de abril de 2011

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
POR: PROFESSOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES

O professor antes de lecionar deverá planejar as aulas, neste planejamento deverá estar embutido todos os aspectos relacionado ao que se pretende alcançar durante  o curso dos estudos.
O professor Luiz Alves de Mattos em seu livro Sumário de Didática Geral, descreve assim o significado do plano de aula:
Previsão inteligente e bem calculada de todas as etapas do trabalho educacional que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro e eficiente” ( Mattos, 1971, p. 140).
O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico
Luiz Henrique Quemel, instrutor de aula de informática passou a seguinte experiência sobre plano de aula específico para instrutores de informática:
“Quando comecei a ministrar aulas de informática pensei que poderia usar os mesmos métodos para diferentes públicos. A aula que ministrava para adolescentes não se adaptava para os adultos, que por sua vez nem chegava a motivar idosos. Tive que aperfeiçoar os objetivos instrucionais.Foi quando me socorri do método de alfabetização de adultos do educador Paulo Freire. A partir daí, as aulas começaram a atingir seus objetivos. Ao adaptar os objetivos instrucionais com o método do grande educador é que as aulas de introdução à informática tornaram-se sessões de divertimento. Nunca mais abandonei a estratégia, fosse aula de banco de dados ou economia de serviços”
Desta forma vemos que o plano de aula deve seguir os princípios da faixa etária e da disciplina que se esta lecionando para que seja focado para aquele público alvo.
Alguns aspectos considero importante e relacionarei abaixo:
1 – A DISCIPLINA, 2 – O CONTEUDO, 3 – OS RECURSOS
4 – O TEMPO, 5 -  MÉTODO, 6 – A AVALIAÇÃO
1 – A DISCIPLINA – O professor deve dominar o assunto que vai ensinar, hoje em dia é um risco desnecessário o professor entrar em uma sala de aula sem dominar o tema que abordará, a chance de ser “engolido” por um aluno é grande, principalmente depois da internet...
2 – O CONTEUDO - O professor deverá se ater ao conteúdo proposto no plano de aula, ainda que temas do cotidiano sempre surjam no meio da aula, o professor logo deverá trazer a classe para o conteúdo.
3 – OS RECURSOS – O professor de antemão deverá ter ciência dos recursos que terá disponível para viabilizar a transmissão do ensino, seja com lousa, equipamentos de multimídia, literatura e etc..
4 – O TEMPO – Todo planejamento deve ser feito com base no tempo disponível para as aulas, um bom planejamento tem que está ajustado com o tempo disponibilizado para aquela disciplina.
5 – MÉTODO – O método de ensino pode transformar a aula em um show animado ou em um desafio para as pálpebras manterem-se alerta. Neste aspecto o professor tem que ser um animador de auditório.
6 – AVALIAÇÃO – O retorno de tudo isso é o que de fato foi aproveitado pelos alunos. Qualquer que seja a disciplina lecionada é preciso que o aluno tire uma lição para a sua vida, senão o seu cérebro descartará aquela informação apreendida. Concordo que é muito pouco o aluno ter que estudar para apenas tirar notas altas ou boas. A avaliação deve ser uma forma do aluno alcançar pelo menos o aprendizado mediano do grupo.

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No curso de Licenciatura em História pela Universidade Metropolitana de Santos  aprendemos assim sobre o plano de aula:


PLANO DE AULA




O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas em um período específico, e, na sua elaboração, alguns pontos são muito importantes. Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala de aula, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica, bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro da sala de aula em um período determinado.



O plano de aula deve conter as seguintes etapas:

1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado;

2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto;

3 -- Os objetivos a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho, com o estudo desse tema relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho, o que cada etapa do plano de aula irá resultar em benefício para o aluno.

4 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas que nada mais é do que o CRONOGRAMA.

5 – A metodologia que o professor usará, a forma como irá trabalhar os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento. Deve ser colocado todas as formas que você irá utilizar em sala de aula para passar o conteúdo para os alunos. Como por exemplo:

• Aula expositiva dialogada com auxílio de quadro negro;

• Aula expositiva dialogada com auxílio de retro projetor;

• Aula prática, visualização de diferentes materiais (citar quais vão ser utilizados);



• Construção pelos alunos de painéis, maquetes, revista em quadrinhos, seminários, etc, sobre o tema estudado;



Os recursos utilizados vão ser citados dentro desse tópico (metodologia), onde serão colocados todos os recursos materiais que serão utilizados durante o plano de aula. O ideal é que para cada aula o estagiário coloque os recursos, desta forma o plano de aula ficará mais organizado



6 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc.

7 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. (opcional).



Lembrem-se que esse Plano de Aula é simbólico, pois muitos de vocês já realizaram a etapa do Estágio de Observação na escola.Porém quem quiser elaborar e tiver condições para aplicar na escola cedente do estágio, juntamente com o auxílio do professor, poderá realizá-lo sem problema.



 Não aceitarei sob hipótese alguma Planos de Aula “copiados e colados” da internet.



E permitido a consulta a links da internet, no entanto a própria atividade (Exercício de Projeção) busca os links na rede quando as atividades são enviadas para a plataforma. Por essa razão realizem o seu próprio Plano de Aula e se sentirem alguma dificuldade, comuniquem-se pela caixa de atendimento.

O plano de aula deve ser preparado dentro da disciplina em que vocês estão se formando, por isso não serão aceitos planos de aula elaborados em outra disciplina do conhecimento.



O envio da atividade é através de arquivo único, ou seja, vocês irão digitar em documento de editor de texto (Word) e enviar pelo ambiente de aprendizagem no prazo estabelecido pelo cronograma do curso.






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