quinta-feira, 28 de abril de 2011

PROJETOS PEDAGÓGICOS - UMA NOVA ÓTICA

Texto do professor Valdemir Mota de Menezes

Sobre os temas de projetos acima elencados, quero primeiramente dizer que não consegui vislumbrar na Pedagogia conceitos definidos e claros sobre cada um destes tipos de projetos. Li o texto base, bem como li a maioria dos comentários e intervenções do colegas neste fórum, mas os conceitos dados por todos me parecem vagos e sem critérios que possam distinguir cada palavra com determinado conceito exposto pelos colegas.

Como conceito geral, creio que todos acertaram em suas afirmações, mas não como conceitos individuais, definitivos e definidos. Vejo bastante discrepância e contradições nos conceitos definidos por cada participante.

Prefiro falar de projetos escolares fazendo analogia com a distribuição do poder político (esfera federal, estadual e municipal) e a separação dos poderes (legislativo, judiciário, e executivo).

Vejamos como eu entendo as diversas faces dos projetos escolares:

PROJETO DO GOVERNO -

Na minha concepção, o Estado tem o dever de entregar aos professores e as escolas, um currículo escolar, com as grades de ensino, com o material didático que pode (e não que) deve ser utilizado na educação dos alunos. O Estado estabelece as regras básicas da educação, figurativamente é o poder legislativo do ensino. O Projeto escolar não pode e não deve se aprofundar demais nos temas para não petrificar todo o sistema e não respeitar as diferenças regionais e individuais. É como a Constituição Americana, apenas apresenta os alicerces para a construção da sociedade, não pode ser muito detalhista, para não inibir a criatividade dos demais agentes no universo da educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais parece desempenhar este papel. Outras regras são estabelecidas para o bom funcionamento da escolar tanto no âmbito administrativo como no projeto pedagógico.


PROJETO DA REDE DE ENSINO

A rede de ensino federal estadual, municipal, particular e religiosa deve ter liberdade para elabora sua próprias regras e metodologias de ensino, não vejo necessidade de grades curriculares uniformes. Deve haver uma abertura para que várias outras possibilidades possam ser ventiladas. Por que não há disciplinas voltadas para tecnologia e Informática? Por que não há disciplinas voltadas para concursos públicos? Por que não há escolas para seguimentos religiosos? Hoje, eu não sou católico, mas meus primeiros anos de educação foi em escola de freiras e aquele projeto pedagógico foi para mim excelente.



PROJETO DO PROFESSOR -

O professor na minha visão é uma figura que deve ter mais autonomia para ensinar, o professor deve ter autonomia para escolher o livro didático que seja mais conveniente e não o que o governo já determinou lá atrás. Um ano antes os professores devem apresentar seus projetos à rede de ensino e a comunidade. O professor precisa ser mais autônomo, ter mais autoridade, essa figura moderna do professor como mediador e não como autoridade não me convence. Os professores estão desanimados, abalados psicologicamente, com medo dos alunos, com medos dos pais, com medo da imprensa, com medo do Processo Administrativo. Sinceramente, sem autonomia e sem autoridade, para mim tudo é balela. Reitero que os professores devem ter poder de infringir castigo físico como forma de intimidação. pois acredito no medo como forma de estabelecer a ordem e como forma de preservar a espécie. Neste contexto dos Direitos Humanos, no mundo pós-moderno, eu sei que soa abominável meus conceitos. Mas a realidade desta pífia pedagogia moderna já não pode ser escondida pelo manto do "politicamente correto". Sem autoridade para definir, julgar, e excluir os desordeiros, não há educação. Os professores antes andavam com bolsas de livros, hoje, andam com a bolsa cheia de remédios. remédios para os nervos, para o coração, para a cabeça, para a hipertensão...


PROJETO DOS PAIS E ALUNOS
Os pais e alunos poderiam ser ouvidos sobre os projetos pedagógicos e também tinham que ter mais comprometimento com os projetos do Governo, da rede de Ensino, e e se adequar as exigências dos professores. Pai que não acompanha as lições de casa dos filhos, que não confere o caderno e não participa da educação DIRETA do filho, tem que sofrer sanções jurídicas. Pais tem que fazer a sua parte em casa...

Em resumo, estou no planeta chamado: “SENTADOQUEEMPÉCANSA”

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