terça-feira, 16 de junho de 2009

INTEGRAR OS PERSONAGENS INFANTIS NA EDUCAÇÃO

O trabalho acadêmico MÍDIA, IMAGINÁRIO DE CONSUMO E EDUCAÇÃO de
PAOLA BASSO MENNA BARRETO GOMES quando publicado em Abril/2001 trazia a seguinte reflexão:
“Apesar da inevitabilidade dos ícones de consumo, que se infiltram massivamente nos
mais prosaicos produtos cotidianos, são poucas, dentro do âmbito da arte-educação,
as discussões que aprofundam a questão da hegemonia das grandes corporações na
formação da visualidade das últimas gerações. Durante as duas últimas décadas, a
tendência dos professores de arte engajados nas discussões de sua área de
conhecimento era fazer a crítica do “desenho pronto”, mas ignorar totalmente o poder
de figuras como as da Disney, trabalhando em sala de aula com propostas alheias a
este imaginário que, quando surgia, era explicitamente ou sutilmente condenado.
Manter a distância aparente entre os diversos meios em que a informação visual
circula e o ambiente escolar é uma tentativa quase sempre falha, pois a escola, muitas
vezes, procura preservar a integridade dos conteúdos disciplinares tradicionais sem
confrontá-los com o conhecimento corriqueiro produzido massivamente pelos veículos
midiáticos.”

É interessante o que Paola citou dizendo que as figuras como a da Disney são sutilmente condenadas nas aulas de arte, quando estes elementos poderiam ser somados na tarefa de educar.

Por experiência própria eu procurei ensinar minhas filhas a lerem e a pegarem gosto pela leitura através de gibis e revistas em quadrinhos e após elas consumirem bastante este tipo de literatura, passei paulatinamente a leva-las a outros tipos de literaturas.

Alem do que, estes personagens podem ser usados para transmitir conhecimento através de ilustrações de livros didáticos. Em 2009 Mauricio de Sousa criou uma historinha educativa para crianças sobre o trânsito, e mais ações como essas devem ser elaboradas pelas grandes empresas do ramo visando educar e não somente entreter. Os personagens infantis podem ser instrumento para a educação.

Smilinguido também é um caso típico de um personagem infantil criado para educação das crianças evangélicas. É uma formiga que em suas historinhas está sempre passando um ensino moral para os leitores.




Smilinguido é um personagem pedagógico.

Um comentário:

  1. olá...

    Muito bacana seus posts...

    Estou montando um plano pedagógico para dar aulas para crianças com idades entre 9 e 12 anos. As aulas são de informática, gratuita. No conteudo quero abordar temas biblicos, ou relaciona-los de forma expressiva.

    Pretendo ministrar as aulas em turmas de 5 alunos, com o curso de 2 meses aprox.

    Enfim, se quiser me ajudar com sua experiência eu agradeceria...

    Vamos que vamos ganhando pequeninas almas pra JESUS!

    YES...

    abraços!

    se quiser visite o blog que esta em formatação ainda...

    www.projetobeirario.blogspot.com

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