quinta-feira, 5 de novembro de 2009

REFORMA CAPANEMA E A EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Ex-ministro Gustavo Capanema.

texto extraido do site: www.viafanzine.jor.br/site_vf/ita/cultura.htm
por José Capanema Junior


Exemplo de empenho em prol da cultura



Vendo a baderna que se instaurou em relação à Cultura itaunense, eu me lembrei do um parente meu, o qual lutou bravamente em prol da cultura e educação, o Dr. Gustavo Capanema. Ele foi ex-ministro, ex-governador de Minas, ex-Senador mineiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União e ex-Deputado Federal.



Em apenas 14 anos, Capanema que era vereador da pequenina Onça do Pintagui-MG, se tornou num dos mais influentes ministros da Educação de toda a História do Brasil. Foi um dos homens que mais lutou por cultura em nosso país, influenciando a elevação para 10% do orçamento, os gastos com cultura.



Antes mesmo de entrar para a política, Capanema reunia livros em uma caminhonete velha e saia pelas ruas das cidades vizinhas, como uma espécie de biblioteca ambulante, com o intuito de levar cultura aos menos favorecidos. Criou a primeira biblioteca infantil de Belo Horizonte em 1942 e o Serviço Nacional de Aprendizagem dos Industriários, mais tarde chamado de Senai. Capanema criou a Faculdade Nacional de Filosofia e, posteriormente à carreira docente, adquiriu o status de uma profissão de nível superior. O idealista do interior mineiro, fomentou e ajudou a criar vários órgãos de incentivo à cultura no Brasil, entre eles, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.



Capanema quando viu as Igrejas históricas do Brasil quase caindo, não se inquietou até restaurá-las. Posteriormente fundou museus e diversos espaços e órgãos para a cultura. Aqui em Itaúna, o nosso antipatizado governo municipal faz exatamente o contrário de Capanema. Fecha por quatro anos o teatro do município, atrapalha a reforma da igreja do Rosário, entre outros atropelos.


--------------------------------------------





Concordo com a filosofia de educação apresentada na Reforma Capanema, acho que Educação Religiosa na escola é sumamente importante, isso não quer dizer que o Estado esta optando por esta ou aquela religião ou que irá perseguir as demais.

Liberdade Religiosa pregada em nossa Constituição também poderia ser permitida nas escolas. Permita-me a grosseira, mas idéias ateístas e anti-religiosa ajudou a criar uma população de monstros sem princípios ético-religioso-espiritural que tem feito esta juventude sem rumo, sem ideologia apenas se manifestarem como animais, bloqueados vias urbanas e queimando pneus. É este o conceito de democracia, liberdade de expressão que a juventude tem entendido, porque na escola e no seio familiar não aprendeu os conceitos básicos sobre religião. Outra coisa, não quero desvirtuar a pedagogia e ir para o campo da religião, não me entendam mal. Mas simplesmente eu não consigo entender como um ser humano pode ser educado sem os conceitos de Deus.


Pessoalmente eu tenho tudo para dar errado, morei minha adolescência no morro São Bento, aos pés dos piores traficantes do Comando Vermelho, instado no morro de Santos, em minha auto-reflexão reconheço que não tenho uma boa índole, sou destemperado e até agressivo e só não fiz besteira da minha vida por causa de uma sólida educação cristã. Não precisei matar e roubar e depois me arrepender, mas a educação religiosa, as aulas de Educação Moral e Cívica da minha infância, ajudaram a construir o meu caráter e controlar os meus instintos bestiais naturais. Com o fim da Moral e Cívica e do Ensino Religioso, tenho visto uma juventude transviada e doente nas drogas.


Alguns estão incomodados com minhas opiniões sobre religião, mas liberdade é isso ai... eu também me incomodo com as ideias marxistas nas universidades, pregadas como conceitos revestidos da imortalidade da VERDADE, nem por isso tento impedir que estes se expressem. Se marxismo é tema de discussão pedagógica, religião também é. Vejam bem que nunca eu usei das postagens para fazer apologia a esta ou aquela igreja.


Estes dias escutei Willian Bonner, apresentador do Jornal Nacional, em entrevista à Marilia Gabriela, falando do descontentamento dele com as ideologias simuladas político-partidárias das universidades brasileiras que tentam incutir nos alunos apenas um conceito, não permitindo que estes tenham uma visão amplas sobre todos os pontos de vista.

---------------------------------------

documento assinado por Getúlio Vargas e o ministro Capanema





(Texto de discusso em forum da Universidade Unimes com a participação de Valdemir, aluno do curso de licenciatura de história)


Cristiane e colegas,

Lendo os comentários da colega sobre a Reforma Capanema, achei de especial interesse dizer que Capanema deixou um legado ideológico, inclusive na família dele, onde descendentes do velho Capanema segue a labuta política para melhorar o ensino.

Sim, devemos melhor o que Capanema fez, não como uma crítica ao que ele fez, mas como um complemento ao que este ministro vinha fazendo, ademais, a cada geração novos desafios surgem que a reforma Capanema nem sonhava em ter que trazer para a pauta.

Grandes centros urbanos, alta tecnologia, velocidade de informações, transporte rápido, tudo isso ajudou a criar um novo cenário e a cada geração novos reformadores são necessários para encontrar soluções para os seus problemas.

Um novo Capanema terá que resolver a questão da depredação do patrimônio público das escolas, porque as escolas estão sendo colocadas literalmente no chão por vândalos e maus alunos.

Um novo Capanema terá que resolver a questão da violência na escolar, não é possivel que as aulas para serem lecionadas precisem de apoio de uma viatura MILITAR ostentando o logotipo:RONDA ESCOLAR. Por que a autoridade dos professores não basta para manter a disciplina?

Um novo Capanema terá que resolver a questão da qualidade do aprendizado, porque mesmo o Estado dando livros, materiais escolares, uniformes, comida, transportes, ainda assim percebemos que as pessoas estão saindo do ensino médio com um índice de aprendizado rídiculo.

Onde estamos errando?

Em que regredimos?

Onde falta evolução?

Um comentário:

  1. Excelente texto. Apenas fiquei em dúvida: qual era a religião de Capanema?

    ResponderExcluir