sexta-feira, 23 de março de 2012

PROFESSOR É COMO UM AGRICULTOR



Reflexão feita pelo professor Valdemir Mota de Menezes, o Escriba.

Após três anos de estudo para obter esta licenciatura em História e passar este ano fazendo estágio e visitando salas de aula na Escola Esmeraldo Tarquínio, foi possível aprender muitas coisas, talvez a principal delas é ter paciência com o ser humano. Algumas pessoas são indolentes em boa parte da sua vida, até que tem uma espécie de desabrochar, um despertar. Não podemos dizer com certeza quem será um sucesso e quem será um fracasso. No percurso da vida, costuma ocorrer surpresas e não raro, inversões. 

O professor é um agricultor, cujos alunos são plantações. Aos doentes aplicamos remédios, se o ambiente não é propício, aplicamos adubo e calcário para corrigir a acidez da terra. Se o clima é impróprio, sabemos que a perseverança nos manterá na determinação de fazer a terra produzir. Algumas plantas podem não vingar, outras podem adoecer, apodrecer e secar. Mas se formos diligentes a colheita será garantida. Umas produziram trinta, outras sessenta, e outros cem frutos.
Termino com uma frase do Doutor Gabriel Chalita:
"O computador nunca substituirá o professor. Por mais evoluída que seja a máquina, por mais que a robótica profetize evoluções fantásticas, há um dado que não pode ser desconsiderado: a máquina reflete e não é capaz de dar afeto, de passar emoção, de vibrar com a conquista de cada aluno. Isso é um privilégio humano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário