sexta-feira, 23 de março de 2012

ESCOLA ESTADUAL ESMERALDO TARQUÍNIO

Informações colhidas pelo Escriba Valdemir Mota de Menezes, no ano de 2010, quando fez estágio com a professora Sônia, nas aulas de História.

ESCOLA ESTADUAL ESMERALDO SOARES TARQUÍNIO DE CAMPOS FILHO, Localizada na Av. Ulisses Guimarães, 180 – São Vicente – Jardim Rio Branco – CEP 11.347.000 – tel 35661164
  • Caracterização da Comunidade:
A escola “Esmerado Tarquínio” abre os portões logo cedo para receber os mais de dois mil alunos que todos os dias cruzam os seus portões. São moradores dos bairros adjacentes como: Rio Branco, Rio Negro, Quarentenário, Vila Matias, Ponte Nova, Gleba II, Parque Continental, Parque das Bandeiras e Humaitá. A maioria são do Rio Branco, onde a escola esta localizada. A escola fica na Av Ulisses Guimarães, em frente ao Terceiro Distrito Policial de São Vicente, onde aliás, eu trabalho como escrivão de polícia. A escola atende a comunidade, recebendo alunos do ensino fundamental e médio. Ela é mantida pelo Estado de São Paulo e esta subordinada a delegacia de ensino que existe na própria comarca. Os alunos em geral comparecem com uniforme, são alimentados em uma cantina bem equipada, atendidos por professores e funcionários preparados e que, ao meu ver, fazem o melhor para encaminhar na vida aqueles alunos.
A região aqui é pobre, a criminalidade e a sedução das drogas são problemas constantes que as autoridades enfrentam. O índice de homicídio é alto. A maioria das pessoas que vivem nesta região possui empregos modestos e com muito esforços construíram suas casas em uma periferia, que até alguns anos atrás (1990) só tinha acesso ao centro da cidade por meio de uma linha de trem ou pegando a rodovia, indo por Cubatão ou Praia Grande para então ter acesso ao centro da sua própria cidade.
Este ano será realizado uma espécie de evento em que será enfatizado a história da escola, desde a sua fundação a algumas décadas atrás até os dias de hoje. Alguns professores que já morreram serão homenageados e os professores estão se mobilizando para obter fotos antigas da escola e fotos dos professores que por ali já passaram.
As ruas da área continental ainda são em sua maioria de estrada de terra, mas a prefeitura tem paulatinamente asfaltado as ruas. O comércio nesta região já é forte, com ruas cujos imóveis são comerciais. No Rio Branco, a Avenida Ulisses Guimarães, e no Conjunto Humaitá, a Rua José Singer, são agitadas pela junção de comércios e serviços diversos a disposição da população. Dois importantes Prontos Socorros atendem a população de cerca de cem mil habitantes, um é o Pronto Socorro do Humaitá e o outro é o Pronto Socorro do Parque das Bandeiras. Se porventura algum aluno se machucasse no interior da escola, demoraria alguns segundos para um paramédico do SAMU comparecer no local, pois a sede das ambulâncias do SAMU fica do outro lado da rua.. Há duas quadras da escola existe uma praça de prática esportiva. Há poucos quilômetros da escola funciona um parque industrial na região do Samaritá que gera emprego e contrata mão-de-obra da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário