segunda-feira, 12 de março de 2012

FALTA DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO


O texto abaixo o Escriba Valdemir Mota de Menezes argumentaem um fórum de Educação com sua colega Jucilene:
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Olá Jucilene,
Tenho visto as discussões sobre os métodos de ensino e sobre as grades curriculares que devem ser implantadas no Brasil e cujo objetivo é dar melhor qualidade de ensino. O que vejo é que desde 1996 quando estas discussões passaram a ser mais frequente, o nível da educação ainda esta longe do patamar das nações mais avançadas. O fato de estar diminuindo o número de analfabeto é positivo, conforme os números do IBGE:


Taxa de analfabetismo de pessoas  de 15 anos ou mais de idade Brasil
1970 33,60%
1980 25,50%
1991 20,10%
2000 13,60%

Outro número positivo é o de brasileiros que estão na escola. Em 2002 os números oficiais eram estes:
Taxa de freqüência à escola ou creche da população residente
                                         Total                            0 a 6 anos        7 a 14 anos          15 a 17 anos
Brasil                            31,7%                              36,5%                 96,9%                     81,5%
Nordeste                       35,5%                             37,7%                95,8%                      79,9%
Sudeste                          29,2%                             38,6%                97,8%                    83,8%
Sul                                  29,3%                             33,6%                 97,9%                    78,8%
Centro-Oeste               32,5%                              30,7%                 97,1%                     80,3%

A Educação não deve apenas se preocupar com o volume de pessoas nas escolas, mas também com a qualidade do ensino. É neste quesito que a situação ainda está em desvantagem.

Alguns estudiosos apontam dois problemas a qual eu endosso:
1o - baixos salários dos professores
2o - Falta de participação dos pais na educação
"São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6ºano do ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever. Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes." (1)

Luciano Constantino da Folha de São Paulo escreveu uma matéria em 17/03/2003 que ainda reflete a realidade nossa em 2011.
A alternativa para reverter a situação? Continuar projetos que estão dando certo, investir na valorização dos professores e rever o papel da escola na sociedade, com a participação dela no debate. Só não dá para esperar muito.

Concluo, dizendo que pais, professores, Poderes Públicos e alunos devem se esforçarem para melhorar o nível da Educação. As pessoas precisam aprender a estudar fora da escola, a ler mais, selecionar  melhor o que vê e assiste e não perder tempo com cultura inútil.
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(1)http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-qualidade-educacao-brasileira.htm
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/educacao.html, acesso 27/10/2011
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/materias_295305.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u12632.shtml


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