segunda-feira, 4 de outubro de 2010

NOTAS DE RODAPÉ

NOTAS DE RODAPÉ
As notas de rodapé, segundo SANTOS (2009) têm por finalidade:
- Indicar a fonte da qual foi extraída uma citação como forma de comprovação ou a fim de fornecer indicações para retomada do assunto;
- Inserir no trabalho considerações complementares para ajudar o leitor;
- Fornecer a versão original de alguma citação traduzida no texto, se necessário ou importante;
- Fazer alguma observação ou nota esclarecedora sobre alguma consideração do texto.

Conforme CRUZ & RIBEIRO (2003) as notas de rodapé, devem aparecer na margem inferior da página em que foram mencionadas, separadas do texto por uma linha continua horizontal de 4 cm, a qual é feita a partir da margem esquerda. Devem ser digitadas em espaçamento simples e em letra com fonte tamanho 10, utilizando-se a mesma fonte que é utilizada no corpo do texto.
Se for necessária a inclusão de duas notas de rodapé, na mesma folha, deixa-se um espaço duplo entre as mesmas. A nota é sempre indicada por número sobrescrito que deverá ser repetido no rodapé da página.
Lembramos que programas de edição de texto, como o Word (o mais indicado para a escrita e formatação de trabalhos acadêmicos) possuem mecanismos que auxiliam na formatação, inclusão de espaçamento, notas de rodapé, dentre outras exigências.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uirá. Metodologia científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora, 2003.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. Trabalho de Conclusão de Curso. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário