sábado, 23 de outubro de 2010

MONOGRAFIA

O QUE É MONOGRAFIA?

O curso de Licenciatura em História da Unimes traz a seguinte informação sobre o que é monografia:





A palavra monografia designa um tipo especial de trabalho científico. Considera-se monografia aquele trabalho que concentra sua abordagem em um assunto específico, em um determinado problema, tendo este, um tratamento pormenorizado e analítico.



Os trabalhos científicos serão monográficos na medida em que satisfizerem à exigência da especificação, ou seja, quando realizarem um tratamento estruturado de um único tema, corretamente delimitado.



A monografia não será avaliada apenas pela sua apresentação gráfica. É fundamental a coerência entre as partes, bem como a base teórica utilizada na elaboração do texto e o rigor no levantamento dos dados.



A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina uma série de normas e a academia exige que os trabalhos sejam elaborados seguindo essas regras. O trabalho acadêmico, no caso o TCC, deve conter:



1- Elementos pré-textuais: são as partes que vêm antes do texto principal do trabalho. São eles: capa inicial, folha de rosto, errata (opcional), folha de aprovação, dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo em Língua Portuguesa, sumário, lista de ilustrações, gráficos, abreviaturas, siglas e símbolos (opcionais).



2- Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão (obrigatórios).



3- Elementos pós-textuais: referências (obrigatórias), apêndice, anexo, glossário (opcionais) e capa final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário