sexta-feira, 16 de abril de 2010

QUADRIVIUM

Quadrivium
O quadrivium era composto por quatro disciplinas ensinadas nas universidades medievais após o trivium. A palavra é originada do latim, que significa "quatro caminhos" ou "quatro caminhos": a conclusão das artes liberais. Em muitas universidades medievais, como Oxford, este teria sido o curso de pós-graduação principal que conduz ao grau de Master of Arts. Depois do MA o aluno poderia entrar para os graus de bacharel das faculdades superiores, como a música. Até hoje alguns dos cursos de pós-graduação conduzem ao grau de Bacharel (a Phil B. e B. Litt graus são exemplos no campo da filosofia).

Em teoria educacional medieval, o quadrivium era composto de aritmética, geometria, música e astronomia. Estes seguiram os trabalhos preparatórios do trivium, composto de gramática, da lógica (ou dialética) e retórica. Por sua vez, o quadrivium era considerado o trabalho preparatório para o estudo sério da filosofia e da teologia. O quadrivium poderia ser considerada como o estudo dos números: a aritmética era o número puro, a geometria era o número no espaço, o número de música em tempo e número de astronomia no espaço e no tempo. Este esquema é por vezes referido como a educação clássica, mas é mais precisamente um desenvolvimento dos séculos 12 e 13, em vez de um crescimento orgânico a partir dos sistemas de ensino da antiguidade. (Fonte:Global Oneness)
Estas informações sobre o QUADRIVUM nos mostra que a Universidade Medieval sofreu uma evolução com o passar dos tempos, porque a sociedade moderna exige conhecimento em múltiplas disciplinas para que o profissional de qualquer seguimento possa ter o seu reconhecimento acadêmico. Hoje qualquer Curso superior obriga a instituição de Ensino a acrescentar novas disciplinas na sua grade que possa garantir a boa formação profissional do estudante.

Quando fiz o Curso Superior em Gestão de Empresas pela UNIMONTE de Santos, tive a Disciplina Opcional de INFORMÁTICA, porque um gestor de empresas hoje não tem mercado se ele não tiver conhecimento de planilhas eletrônicas, e-mail e outros recursos da informática.
Quando fiz o Curso de Bacharel em Teologia também tive a Disciplina Opcional de Espanhol, mais uma vez uma extensão para que a formação profissional fosse sólida.
Estes acréscimos é que estão modificando o ensino universitário.

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