terça-feira, 1 de dezembro de 2009

APRIORISMO

Li um texto sobre o apriorismo que no seu contexto o criticava como conceito de educação e dizia assim:

Seguem alguns exemplos de falas "aprioristas" dos professores. Um deles afirma:
"Ninguém pode transmitir. É o aluno que aprende.". Outro diz: "Ah! Isso é difícil, porque acho que ninguém pode ensinar ninguém; pode tentar transmitir, pode tentar mostrar (...) Acho que a pessoa aprende praticamente por si (...)". Um outro afirma: "O conhecimento para à criança (...) é intuitivo, não se ensina, não se transmite.". E um outro diz: "O conhecimento é alguma coisa que a gente tenta despertar no aluno. Ele tem aquela ânsia de conhecer (...)."

Eu admito que o ser humano é muito complexo e que são diferentes demais em termos comportamentais, eles reagem de formas diversas ao mesmo estímulo. Mas admito que alguns têm uma predisposição natural para dedicar-se aos estudos assim com ninguém precisa avisar o pássaro que ele deve voar e ao peixe que ele deve nadar, alguns humanos já nascem inclinados para certas atividades, uns para as artes, outros para as ciências, outros para a pedagogia, outros para a espiritualidade, outros para a política, outros para atividades físicas e até mesmo outros para o mal.




A educação é uma direção que é apontada para o ser humano canalizar suas tendências interiores para converte-la no bem coletivo. Algumas coisas são verdade, como: ninguém consegue ensinar ninguém. Imagine, alguém ensinou Pelé a jogar futebol? E Pelé que não é besta nunca tentou ser técnico de futebol e queimar sua imagem de rei do futebol, porque sabe que certas coisas você consegue moldar, aprimorando técnicas, mas dons e habilidades são natos de cada individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário