O Projeto Político Pedagógico que peguei com exemplo para fazer uma rápida análise é o da Escola Municipal “ Olegário Bueno” da cidade de Chavante no Estado de São Paulo. O texto base foi extraído do site: http://www.scribd.com/doc/14288118/Modelo-de-Projeto-Politico-Pedagogico
O projeto foi apresentado com os seguintes tópicos:
1- Apresentação e características da escola (número de alunos matriculados, seu perfil e características do imóvel onde a escola opera).
2 – Diagnóstico da realidade (Uma síntese da realidade global e local, apontado as mudanças regionais que destaca na atualidade a produção de leite como característica econômica local)
3 – Visão da Educação, escola e sociedade (abreviada exposição destes temas)
4 – Tendências Pedagógicas ( Exposição das tendências pedagógicas que estão sendo praticadas naquela comunidade escolar)
5 – Filosofia da escola (Relata a filosofia da escola em educar os alunos para exercerem a cidadania plena e torna-los aptos para transformar o ambiente exterior)
6 - Propostas metodológicas (A referida escola não quer apenas ensinar habilidades técnicas e profissionais, mas preparar os alunos para pensar por si mesmo, conscientes e capazes de interagir com a sociedade. Querem formar alunos que possam se indignar com as injustiças, terem consciência ecológica e capazes de sonharem pelos seus objetivos)
7 – Metas e ações (Impedir a evasão escolar e estimular o estudo)
8 – Avaliações (Avaliação baseada em toda a vida escolar do aluno e suas diferenças individuais)
9 – Conclusão (A PPP conclui que esta escola deve ser um espaço aberto que estimule o exercício da escolha).
Análise: A proposta apresenta em 2008 visa aplica-la no ano seguinte, devendo os todos os envolvidos na trama escola colaborar para que as metas sejam alcançadas. Vemos que há um vácuo entre o mundo ideal e o mundo real. Tal constatação não é somente no campo da educação, mas em todos os seguimentos da sociedade. Não devemos deixar isso nos desestimular. O projeto da escola Olegário Bueno é ideologicamente perfeita, mas a realização satisfatória dependerá de quantas peças irão participar do jogo da construção pedagógica.
cadê o modelo ?
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