domingo, 28 de março de 2010

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - COMENTADO

O Projeto Político Pedagógico que peguei com exemplo para fazer uma rápida análise é o da Escola Municipal “ Olegário Bueno” da cidade de Chavante no Estado de São Paulo. O texto base foi extraído do site: http://www.scribd.com/doc/14288118/Modelo-de-Projeto-Politico-Pedagogico

O projeto foi apresentado com os seguintes tópicos:
1- Apresentação e características da escola (número de alunos matriculados, seu perfil e características do imóvel onde a escola opera).

2 – Diagnóstico da realidade (Uma síntese da realidade global e local, apontado as mudanças regionais que destaca na atualidade a produção de leite como característica econômica local)

3 – Visão da Educação, escola e sociedade (abreviada exposição destes temas)

4 – Tendências Pedagógicas ( Exposição das tendências pedagógicas que estão sendo praticadas naquela comunidade escolar)

5 – Filosofia da escola (Relata a filosofia da escola em educar os alunos para exercerem a cidadania plena e torna-los aptos para transformar o ambiente exterior)

6 - Propostas metodológicas (A referida escola não quer apenas ensinar habilidades técnicas e profissionais, mas preparar os alunos para pensar por si mesmo, conscientes e capazes de interagir com a sociedade. Querem formar alunos que possam se indignar com as injustiças, terem consciência ecológica e capazes de sonharem pelos seus objetivos)

7 – Metas e ações (Impedir a evasão escolar e estimular o estudo)

8 – Avaliações (Avaliação baseada em toda a vida escolar do aluno e suas diferenças individuais)

9 – Conclusão (A PPP conclui que esta escola deve ser um espaço aberto que estimule o exercício da escolha).

Análise: A proposta apresenta em 2008 visa aplica-la no ano seguinte, devendo os todos os envolvidos na trama escola colaborar para que as metas sejam alcançadas. Vemos que há um vácuo entre o mundo ideal e o mundo real. Tal constatação não é somente no campo da educação, mas em todos os seguimentos da sociedade. Não devemos deixar isso nos desestimular. O projeto da escola Olegário Bueno é ideologicamente perfeita, mas a realização satisfatória dependerá de quantas peças irão participar do jogo da construção pedagógica.


Um comentário: